A Psicologia Jurídica é uma área que une Direito e Psicologia, especializada na avaliação de casos envolvendo saúde mental e questões legais.
Profissionais como psicólogos, assistentes sociais e advogados utilizam sua expertise para uma abordagem especializada, analisando comportamentos, realizando avaliações de testemunhas, medindo perfis criminosos e oferecendo apoio a vítimas e infratores.
Seu objetivo é promover a justiça e o bem-estar, aplicando conhecimentos psicológicos para uma compreensão mais aprofundada e justa em contextos legais.
Sidney Shine, Ph.D
▪ Introdução à psicologia jurídica
▪ Introdução ao direito
▪ Psicopatologia forense
▪ Metodologia da pesquisa
▪ Violência e vitimização
▪ Fundamentos da entrevista forense
▪ Criminologia clínica
▪ Mediação no contexto judicial
▪ Psicologia nas varas de família e sucessões
▪ Psicologia Criminal
▪ Psicologia e direito da Infância e Juventude: medidas de proteção
▪ O jovem em conflito com a Lei: medidas sócio-educativas
▪ Psicologia e justiça do Trabalho
▪ *Avaliação psicológica no contexto legal: Perícia
▪ *Elaboração de documentos
▪ Assistência técnica em psicologia e serviço social
▪ * Disciplinas exclusivas para psicólogos
Estudar Psicologia Jurídica oferece uma compreensão crucial das complexas interações entre psicologia e direito. Essa área permite explorar questões legais com insights psicológicos, capacitando profissionais a contribuir para decisões judiciais mais justas, compreender o comportamento humano em contextos legais e apoiar indivíduos em situações jurídicas desafiadoras. Além disso, abre portas para carreiras gratificantes em áreas como avaliação forense, mediação de conflitos e reabilitação criminal.
você pode atuar em diversas áreas, como avaliação psicológica de testemunhas e réus, mediação de conflitos, assessoria em sistemas prisionais, atendimento a vítimas e familiares, além de consultoria para tribunais. Oportunidades profissionais podem ser encontradas em tribunais, escritórios de advocacia, instituições penitenciárias, órgãos de assistência social e clínicas especializadas em psicologia forense.
Psicólogos, Juristas e Assistentes Sociais.
O objetivo deste programa é capacitar profissionais para atuar de maneira competente e ética em diversas áreas da Psicologia Jurídica. Ao final do curso, os alunos estarão preparados para realizar avaliações forenses, apoiar indivíduos envolvidos no sistema legal, mediar conflitos e contribuir para a justiça e o bem-estar na sociedade, enquanto seguem os mais altos padrões profissionais.
EAD
▪️As aulas gravadas são disponibilizadas 1 vez por mês e 1 encontro ao vivo de 3 horas para tirar dúvidas referente a aula anterior.
▪As aulas ficarão disponíveis por 40 dias para que se possam assistir mais de uma vez.
▪️A avaliação das matérias fica a critério do professor. Ele pode escolher dar a nota por meio de trabalho, participação ou qualquer modalidade que irá ser avisada em aula.
▪️Material complementar também fica a critério do professor, e ele será disponibilizado na plataforma de acesso do aluno.
▪️O curso tem duração de 24 meses.
O aluno precisa manter um mínimo de 75% de presença nas aulas.
▪ A Sapiens - Instituto de Psicologia possui uma parceria de capacidade técnina com a Unifil, garantindo a certificação do MEC.
▪Nossos cursos também possuem certificação do CFP.
▪O certificado será encaminhado via correio para o endereço apresentado em sua matrícula.
▪ A conclusão do curso se dará por meio de um artigo científico, não havendo a necessidade de um trabalho prático.
Já quero realizar minha inscrição
Fale com um Consultor de Cursos e tenha certeza que essa Especialização é para você!
Confira nosso Instagram