TURMA 14
MATRÍCULAS ABERTAS!
Início das aulas: Fervereiro/2025
Altas habilidades e superdotação referem-se à capacidade significativamente acima da média em uma ou mais áreas do conhecimento ou habilidades.
Esses indivíduos apresentam potencial elevado e desempenho notável em atividades intelectuais, acadêmicas, criativas, artísticas ou de liderança. Reconhecer e atender adequadamente essas pessoas é essencial para o desenvolvimento pleno de seus potenciais e bem-estar.
▪ Definições e Conceituações sobre Altas Habilidades / Superdotação, talento e outras nomenclaturas recorrentes. Características e mitos.
▪ A Teoria Triárquica de Inteligência de Robert Sternbergs
▪ A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner
▪ O Modelo Diferenciado de Dotação e Talento (DMGT 2.0) de Françoys Gagnéa
▪ O Modelo Triádico de Enriquecimento Escolar (SEM) de Joseph Renzullil
▪ A aplicabilidade do Modelo de Enriquecimento Escolar (SEM) no contexto brasileiro
▪ Iniciação à Pesquisa Científica
▪ O desenvolvimento socioemocional das pessoas com AH/SD em múltiplos contextos
▪ A contribuição da neurociência para a área de altas habilidades / superdotação
▪ Contribuições da Psicopedagogia à aprendizagem de estudantes com Altas Habilidades / Superdotação
▪ Criatividade: da concepção às formas de identificação e desenvolvimento
▪ Da precocidade à idade adulta: O que esperar de cada fase
▪ Altas Habilidades/Superdotação e outras Necessidades Educacionais Especiais
▪ Altas Habilidades/ Superdotação e Transtorno do Espectro Autista
▪ A relação da família, sociedade e escola: Contextos diversificados e sua contribuição para o desenvolvimento da pessoa com AH/SD
▪ Preceitos Nacionais para AH/SD e o Atendimento especializado
▪ A identificação de pessoas com altas habilidades / superdotação: caminhos e perspectivas
▪ Verdades e inverdades: a contribuição psicométrica a partir dos testes formais no processo de identificação da pessoa com Altas Habilidades / Superdotação
▪ Desenvolvimento socioemocional nas AH/SD a partir de Dabrowski: Orientações ao AEE
▪ Proposta curricular para o atendimento da criança, adolescente, jovem e adulto com AH/SD. Aceleração
▪ Práticas educacionais: Propostas de intervenção
▪ Propostas Educacionais em diferentes países: Visão Panorâmica
▪ Altas Habilidades/Superdotação e Funções Executivas
▪ Laboratórios O AEE e aprofundamento nas Áreas do Conhecimento
▪ Prática Educativa: Identificação AH/SD
Investir em uma pós-graduação em altas habilidades/superdotação é apostar em um futuro educacional mais inclusivo e eficiente. Esta especialização não só aprimora sua capacidade de identificar e nutrir talentos, mas também posiciona você à frente no mercado educacional. Em uma era que valoriza a diversidade e potencial individual, estar capacitado para atender alunos superdotados é um diferencial inestimável. Torne-se um catalisador de potenciais extraordinários e destaque-se em sua carreira.
Um profissional pós-graduado em altas habilidades/superdotação tem um papel vital em diversos ambientes. Nas escolas, pode atuar identificando e orientando estudantes superdotados, desenvolvendo estratégias educacionais personalizadas para potencializar suas habilidades e minimizar desafios. Em consultórios e clínicas de apoio, esse especialista identifica e oferece orientações específicas, garantindo que os superdotados e suas famílias recebam o suporte adequado.
Além disso, em ambientes de pesquisa, o foco pode ser direcionado ao estudo da cognição, emoção e percepção destes indivíduos, utilizando testes padronizados, estudos de caso e observações comportamentais, contribuindo assim para a evolução do conhecimento sobre essa população.
Professores, pedagogos, coordenadores pedagógicos, psicólogos e demais profissionais da área da educação com Licenciatura.
Assegurar que os profissionais formados sejam competentes em identificar características de pessoas com AHSD, estejam informados sobre os processos de identificação e possam aplicar práticas instrucionais eficazes no contexto educacional.
Instituto Virgolim
"Um prazer ver a dedicação do nosso querido Renzulli com os brasileiros. Parabéns, Instituto Sapiens, por essa iniciativa maravilhosa!"
Carla Beatriz
"Parar? Não é uma opção! Já que é para fazer que seja bem feito. Apertei o play com os maiores professores doutores referências na área das altas habilidades superdotação, incluindo a professora Cristina Delou, sou fã! Esquentando para o doutorado."
▪ ️As aulas gravadas são disponibilizadas a cada 21 dias e a cada 21 dias 1 encontro ao vivo para tirar dúvidas referente a aula anterior.
▪ ️A avaliação das matérias fica a critério do professor. Ele pode escolher dar a nota por meio de trabalho, participação ou qualquer modalidade que irá ser avisada em aula.
▪ ️Material complementar também fica a critério do professor, e ele será disponibilizado na plataforma de acesso do aluno.
▪ ️O curso tem duração de 18 meses.
O aluno precisa manter um mínimo de 75% de presença nas aulas.
Será realizada uma Prática Educativa que será orientada e realizada sob a supervisão da Coordenação do Curso.
▪ O Instituto Sapiens de Psicologia possui uma parceria de capacidade técnina com a Instituição Unifil, garantindo a certificação do MEC.
▪ O certificado será encaminhado via correio para o endereço apresentado em sua matrícula.
▪ O laudo prático realizado ao final da Prática Educativa contará como o Trabalho Final do curso.
▪ A conclusão do curso se dará por meio de um trabalho prático, não havendo a necessidade da produção de um artigo.
Já quero realizar minha inscrição
Fale com um Consultor de Cursos e tenha certeza que essa Especialização é para você!