Especialização em

ALTAS HABILIDADES/

SUPERDOTAÇÃO

Reconhecido pelo MEC

TURMA 14

MATRÍCULAS ABERTAS!

Início das aulas: Fervereiro/2025

Faça já sua matrícula!
Matricule-se

O que é Altas Habilidades/ Superdotação?

Altas habilidades e superdotação referem-se à capacidade significativamente acima da média em uma ou mais áreas do conhecimento ou habilidades.


Esses indivíduos apresentam potencial elevado e desempenho notável em atividades intelectuais, acadêmicas, criativas, artísticas ou de liderança. Reconhecer e atender adequadamente essas pessoas é essencial para o desenvolvimento pleno de seus potenciais e bem-estar.

Conheça a coordenação

Fabiane Chueire Cianca, M.a

Acesse o currículo Lattes

Aprenda com os melhores professores




Nosso curso conta com os professores mais importantes na área de AHSD, sendo referendado pelo Dr. Joseph Renzulli

O que vou estudar?

▪ Definições e Conceituações sobre Altas Habilidades / Superdotação, talento e outras nomenclaturas recorrentes. Características e mitos.

▪ A Teoria Triárquica de Inteligência de Robert Sternbergs

▪ A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner

▪ O Modelo Diferenciado de Dotação e Talento (DMGT 2.0) de Françoys Gagnéa

▪ O Modelo Triádico de Enriquecimento Escolar (SEM) de Joseph Renzullil

▪ A aplicabilidade do Modelo de Enriquecimento Escolar (SEM) no contexto brasileiro

▪ Iniciação à Pesquisa Científica


▪ O desenvolvimento socioemocional das pessoas com AH/SD em múltiplos contextos

▪ A contribuição da neurociência para a área de altas habilidades / superdotação

▪ Contribuições da Psicopedagogia à aprendizagem de estudantes com Altas Habilidades / Superdotação

▪ Criatividade: da concepção às formas de identificação e desenvolvimento

▪ Da precocidade à idade adulta: O que esperar de cada fase

▪ Altas Habilidades/Superdotação e outras Necessidades Educacionais Especiais

▪ Altas Habilidades/ Superdotação e Transtorno do Espectro Autista


▪ A relação da família, sociedade e escola: Contextos diversificados e sua contribuição para o desenvolvimento da pessoa com AH/SD

▪ Preceitos Nacionais para AH/SD e o Atendimento especializado

▪ A identificação de pessoas com altas habilidades / superdotação: caminhos e perspectivas

▪ Verdades e inverdades: a contribuição psicométrica a partir dos testes formais no processo de identificação da pessoa com Altas Habilidades / Superdotação

▪ Desenvolvimento socioemocional nas AH/SD a partir de Dabrowski: Orientações ao AEE


▪ Proposta curricular para o atendimento da criança, adolescente, jovem e adulto com AH/SD. Aceleração

▪ Práticas educacionais: Propostas de intervenção

▪ Propostas Educacionais em diferentes países: Visão Panorâmica

▪ Altas Habilidades/Superdotação e Funções Executivas

▪ Laboratórios O AEE e aprofundamento nas Áreas do Conhecimento

▪ Prática Educativa: Identificação AH/SD


Por que estudar o tema?

Investir em uma pós-graduação em altas habilidades/superdotação é apostar em um futuro educacional mais inclusivo e eficiente. Esta especialização não só aprimora sua capacidade de identificar e nutrir talentos, mas também posiciona você à frente no mercado educacional. Em uma era que valoriza a diversidade e potencial individual, estar capacitado para atender alunos superdotados é um diferencial inestimável. Torne-se um catalisador de potenciais extraordinários e destaque-se em sua carreira.

Como e onde atuar?

Um profissional pós-graduado em altas habilidades/superdotação tem um papel vital em diversos ambientes. Nas escolas, pode atuar identificando e orientando estudantes superdotados, desenvolvendo estratégias educacionais personalizadas para potencializar suas habilidades e minimizar desafios. Em consultórios e clínicas de apoio, esse especialista identifica e oferece orientações específicas, garantindo que os superdotados e suas famílias recebam o suporte adequado.


Além disso, em ambientes de pesquisa, o foco pode ser direcionado ao estudo da cognição, emoção e percepção destes indivíduos, utilizando testes padronizados, estudos de caso e observações comportamentais, contribuindo assim para a evolução do conhecimento sobre essa população.

Para quem é este curso?

Professores, pedagogos, coordenadores pedagógicos, psicólogos e demais profissionais da área da educação com Licenciatura.

O curso busca promover a compreensão abrangente sobre Altas Habilidades/Superdotação, abordando desde questões de inteligência até modelos e práticas instrucionais, capacitando profissionais para identificar, acompanhar e atender pessoas com AHSD.

Objetivo do curso

Assegurar que os profissionais formados sejam competentes em identificar características de pessoas com AHSD, estejam informados sobre os processos de identificação e possam aplicar práticas instrucionais eficazes no contexto educacional.

Instituto Virgolim


"Um prazer ver a dedicação do nosso querido Renzulli com os brasileiros. Parabéns, Instituto Sapiens, por essa iniciativa maravilhosa!"

Carla Beatriz


"Parar? Não é uma opção! Já que é para fazer que seja bem feito. Apertei o play com os maiores professores doutores referências na área das altas habilidades superdotação, incluindo a professora Cristina Delou, sou fã! Esquentando para o doutorado."

No curso de AHSD da Sapiens você tem:

  • Aulas com os autores dos livros que você estuda;
  • Indicações atuais de leitura sobre os temas estudados;
  • Aulas com professores que atuam no atendimento de pessoas com AHSD.

A cada 21 dias você tem um encontro marcado com o professor. Neste momento você terá a oportunidade de tirar suas dúvidas e consolidar seus aprendizados.

Temos ainda um grupo com os alunos da sua turma, pois sabemos que a aprendizagem em grupo favorece as conexões mentais e a memória de longo prazo.

Perguntas frequentes

▪ ️As aulas gravadas são disponibilizadas a cada 21 dias e a cada 21 dias 1 encontro ao vivo para tirar dúvidas referente a aula anterior.

▪ ️A avaliação das matérias fica a critério do professor. Ele pode escolher dar a nota por meio de trabalho, participação ou qualquer modalidade que irá ser avisada em aula.

▪ ️Material complementar também fica a critério do professor, e ele será disponibilizado na plataforma de acesso do aluno.

▪ ️O curso tem duração de 18 meses.


O aluno precisa manter um mínimo de 75% de presença nas aulas.


Será realizada uma Prática Educativa que será orientada e realizada sob a supervisão da Coordenação do Curso.


▪ O Instituto Sapiens de Psicologia possui uma parceria de capacidade técnina com a Instituição Unifil, garantindo a certificação do MEC.

▪ O certificado será encaminhado via correio para o endereço apresentado em sua matrícula.


▪ O laudo prático realizado ao final da Prática Educativa contará como o Trabalho Final do curso.

▪ A conclusão do curso se dará por meio de um trabalho prático, não havendo a necessidade da produção de um artigo.


Já quero realizar minha inscrição

Faça já sua matrícula!

+ de 20 anos levando conhecimento para os profissionais


+ de 12.000 alunos formados em nossos cursos

Fale com um Consultor de Cursos e tenha certeza que essa Especialização é para você!

Fale com um consultor

Preencha o formulário para mais informações

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para comunicação e marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

Confira nosso Instagram

Registro no portal e-MEC